Um pouco sobre meu cabelo, transição, e o resultado final.

Olá!
Hoje o post vai ser sobre as madeixas, um post com fotos sobre a trajetória de mudança do meu cabelo e como foi minha transição.
Futuramente pretendo fazer um vídeo contando e mostrando outras fotos.




Mas vamos a histórinha. rs
Eu nasci assim crespa/cacheada, linda e ousada como nas fotos. (kk).



Desde pequena eu sempre quis ter cabelo liso e loiro, assim como muitas meninas por se sentir fora do padrão de beleza imposto pela sociedade e isso na cabeça de uma criança acaba virando uma obsessão. 
Apesar disso, eu nunca me achei feia, sempre achei que podia melhorar tendo cabelo liso e loiro, porém eu sempre tive a auto estima elevada, me achava super linda, (daquele tipo de criancinha chata que se acha sabem? rs) porém isso não foi ruim pra mim, alias, acho que todas as pessoas deveriam amar primeiramente a si mesmo e não se deixar influenciar por qualquer coisa que a sociedade impõe e eu queria pensar dessa maneira antes, pois se pensasse assim não teria me rendido as escovas, alisantes e etc.


Foi na pré adolescência (com mais ou menos 11 anos) que essa vontade de ter cabelo liso foi piorando muito, e eu ficava todo dia pedindo a minha mãe para que ela alisasse meu cabelo, e ela resistiu muito, até que eu comecei a fazer chapinha no meu cabelo. Todo santo dia eu estava lá passando o "pente quente" no cabelo, na esperança de que ficasse liso e bonito (mal sabia eu que não era bem assim). Nessa época tinha que fugir da chuva, nada de sereno e banho de piscina/mar em publico porque se não voltada os "terríveis" cachinhos. Até que minha mãe acabou se rendendo e me levou no salão onde ela trabalhava na época para fazer a escova inteligente, que ainda era pouco conhecida.

Nessa época meu cabelo começou a cair muito depois da escova inteligente, até que eu e minha mãe fomos a um especialista e ele disse que o produto usado teria sido o tioglicolato de amônia, produto muito agressivo que é usado em alisantes, escova permanente, permanente afro e outras químicas que agridem muito o cabelo, e vocês imaginem isso no meu cabelo que é bem fino, virgem e mal tratado, pois não tinha nenhuma noção sobre cuidados com o cabelo.
Não tenho fotos dessa época, mas sofri um pouco pois tive que ficar um tempo sem fazer nada no cabelo, cortando e esperando crescer para tirar a parte onde foi usado o produto e deixar meu cabelo virgem novamente.

Depois disso me rendi aos alisantes a base de guanidina que também são bem agressivos, mas eu usava apenas na raiz e vivia na base da escova e da chapinha. Nessa época eu usava aquela franja e cabelo escorrido, e no começo ficava até bonito, o problema é depois que começa a quebrar novamente por conta da minha falta de cuidado, mas eu não ligava muito pra isso.

(Foi a única foto que achei de cabelo longo ainda)

Cortei o cabelo de várias formas, até chegar ao chanel de ponta. E migrei para outra química que era a escova progressiva, fiz isso pois era uma química mais leve e deixava o cabelo mais bonito (ilusão pura).

(que fase, rs)

Depois do chanel, cortei as pontas e o cabelo ficou muito curto então usei mega hair, só que não ficou legal e logo tirei.

(única foto que achei)


Passei por uma fazer rebelde em que pintei o cabelo de várias cores. Infelizmente não achei fotos, mas quando achar atualizo.

Depois resolvi parar de ser revolts fiquei entre preto, castanho e loiro.



Até que depois de algum tempo eu não estava mais gostando daquilo, não gostava mais do que via no espelho, aquele cabelo liso, escorrido, ressecado e mal tratado (ainda não tinha aprendido a cuidar). E ao mesmo tempo, eu comecei a ver muitas meninas assumindo o cabelo cacheado, e comecei a achar muito lindo! Muitas pessoas me apoiaram a voltar aos cachos, além da minha vó linda que também estava em transição.

Só que falar "ah, vou voltar aos cachos" é mole né, o difícil é passar por toda transição, depois de 6 anos maltratando o cabelo, com químicas extremamente agressivas, já pode se imaginar que não seria fácil.
Fui a um salão onde a dona fazia um tipo de tratamento para cabelos cacheados, que fazia com que os cachos voltassem e o cabelo crescente, (tratamento que minha vó fazia) porém como eu tinha luzes não pude fazer, a química não era compatível. O que depois de um tempo me fez agradecer a Deus pois apenas passaria de uma química para outra e não era isso que eu queria, eu queria apenas o meu cabelo natural, aquele com o qual eu nasci de volta.

Então depois de algum tempo sem nada de química, eis que o cabelo começou a crescer e retomar os cachos.
Eu digo a todos que tive uma sorte enoooorme, porque o meu cabelo nunca alisava totalmente com a progressiva, ele apenas ficava liso por um ou dois meses e depois disso já estava quase que completamente cacheado de novo, depois de usar o produto várias vezes no cabelo todo, isso foi diminuindo, mas mesmo assim ele ainda cacheava um pouco. Isso fez que com que não ficasse totalmente evidente a minha transição, não precisei fazer o corte da parte lisa, pois não tinha uma divisão super visível, já que minha raiz sempre foi um pouco mais lisa e o restante do cabelo era o que cacheava, então os cachos foram voltando ...



 e voltando ...

(Nessa foto dá pra ver um pouco a divisão do cabelo natural e do cabelo com progressiva)

Até que depois de vários cortes das pontas ele finalmente ficou totalmente cacheado e eu podia ser aquela menina linda dos cabelos cacheados, do jeito que nasci e nunca deveria ter sido diferente.
Durou acho que cerca de dois anos nessa transição, mas eu nunca me arrependi, nunca quis voltar a alisar, pois eu sabia que valeria a pena. E eu não me lembro de ter criticas sobre isso, porque eu sempre me amei e sempre estive certa do que eu queria, nunca dei importância conversas fiadas ou comentários preconceituosos.



Acima de tudo eu sempre me amei do jeito que eu era e sou, e isso não é questão de se achar ou não, e se for eu quero que todas as meninas e meninos que estão lendo esse post se achem muito, porque precisamos disso, temos que nos amar do jeito que somos, e nada nem ninguém tem o direito de falar que não somos lindos só porque não seguimos as regras de beleza impostas pela sociedade. E daí que somos diferente desse padrão? Sinceramente? eu AMO ser diferente!

Só tenho a dizer que a melhor coisa que já fiz na minha vida foi assumir os cachos, assumir quem eu realmente sou, quem eu nunca deveria ter deixado de ser pra seguir uma tendencia que não diz nada sobre mim, não revela minha verdadeira identidade.

Sei que muitas pessoas podem falar "nossa, mas é só uma mudança de cabelo", mas não é só isso, é muito mais. Quando assumimos nosso cabelo, assumimos nossas raízes, nossa cor, nossa identidade, tudo aquilo que estava preso dentro de nós, mas que não se soltava, tudo aquilo que pensávamos ser o mais bonito, o mais estético, mas que na verdade não se passava de uma bobagem, que seguíamos por achar que apenas aquilo era belo, mas não, beleza é muito mais, a beleza está dentro de nós.

Eu queria muito fazer esse post, não só pra mostrar minhas fotos feias (rs), mas também pra incentivar as meninas que ainda não assumiram os cachos, que tem vontade de assumir e também as meninas que já estão em transição. Se vocês querem vocês conseguem, sigam em frente e não se importem com o que os outros falam, porque o que importa realmente é o sentimento de vocês quanto a vocês mesmas.

Espero dar muitas dicas aqui para as meninas em transição, porque eu sei que é muito dífícil e eu não tinha noção nenhuma, nessa época não conhecia blogueiras de cabelo cacheado, então era eu e eu mesma lá na minha transição, e consegui passar por ela sem nenhuma tentação, mas com alguma ajuda seria bem mais fácil, não é mesmo?

Então, o que acharam desse post? Se gostaram me contem e me digam se você já passaram pela transição, se tem a intenção de passar, como foi ou como está sendo, pois quero saber de tudo!

Um beijo grande e voltem sempre!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...